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15 INDICADORES DE PERFORMANCE QUE TODO SALÃO PRECISA ACOMPANHAR

15 INDICADORES DE PERFORMANCE QUE TODO SALÃO PRECISA ACOMPANHAR

Toda empresa precisa de métricas para saber se o negócio está indo para frente. Por isso, com salões de beleza não seria diferente. Existem diversos indicadores de performance que avaliam os resultados do salão. Portanto, listamos 15 para que você acompanhe essas métricas:

 

Texto: Sankhya

 

01) LUCRO LÍQUIDO

O lucro líquido é o indicador de performance que é amenina dos olhos de qualquer empresa. Como ensina o SEBRAE, podemos chegar ao valor depois de somar o faturamento e deduzir custos e despesas dele.

 

02) MARGEM DE LUCRO LÍQUIDA

A margem de lucro é aquilo que a sua empresa planeja lucrar como retorno do que foi investido nela. De acordo com o SEBRAE, deve-se fazer o cálculo do lucro líquido (deduzindo custos e despesas do faturamento bruto). Então, se obtém a margem de lucro líquida. Além disso, deve-se estipular um valor que bata com o que o mercado esteja interessado em pagar pelo seu produto. Se a produção/expectativa de lucros estiverem muito acima do normal, pode ser que haja problemas com planejamento financeiro no futuro.

 

3) MARGEM DE LUCRO BRUTA

A margem de lucro bruta serve para apresentar a rentabilidade de um negócio. Deve-se pegar o quanto ele recebeu pela venda de um produto ou serviço e deduzir o custo pelo serviço. Entretanto, vale lembrar que isso é diferente de lucro, já que os gastos administrativos não entram na conta por aqui. É um dos indicadores de performance mais amplos.

 

4) EBITDA

Do inglês Earning Before Interest, Taxes, Depreciation and Amortization. A EBITDA é uma forma de calcular quanto uma empresa gera de recursos apenas com sua operação. Ou seja, antes de subtrair os impostos. Logo, a fórmula para se chegar a EBITDA seria: Lucro Operacional Líquido + Depreciação + Amortização. Como resultado, este é um dos indicadores mais fundamentais para empresas que buscam investidores. Serve como referência para comparar resultados com outras empresas do mercado.

 

5) ROI

Do inglês Return On Investment, a sigla ROI significa o retorno do investimento. Logo, é o resultado adquirido com um investimento gasto.

 

6) NET PROMOTER SCORE (NPS)

Criada pelo pesquisador Fred Reichheld. A Net Promoter Score é uma métrica que busca mensurar através de uma única pergunta quais são os clientes promotores da marca.

 

7) CUSTOMER LIFETIME VALUE (CLV)

O CLV é tido como uma métrica que busca entender qual o lucro que uma empresa poderá ter. Encontra qual seria o valor  obtido com um cliente dentro de um período e por quanto tempo ele será cliente.

 

8) MARKET SHARE

De forma bastante simples, o market share significa a participação de uma empresa no mercado em que ela se encontra. Visto que pode ser medido por faturamento, quantidade de clientes, etc.

 

9) CUSTO POR LEAD (CPL)

Bastante usado no ambiente web, o CPL é a soma dos gastos com marketing dividido pelo número de leads gerados por ele.

 

10) TICKET MÉDIO

O ticket médio representa, segundo o SEBRAE, o valor gasto em média por um cliente em seu negócio. Ou seja, para se chegar a este resultado deve se encontrar a receita bruta da empresa e dividi-la pela quantidade de clientes em um determinado período.

 

11) RECEITA POR FUNCIONÁRIO

O cálculo de receita por funcionário pode servir para mostrar o desempenho de uma equipe. Então, basta dividir o valor da receita pelo número de funcionários de empresa durante um período específico.

 

12) ÍNDICE DE SATISFAÇÃO DOS FUNCIONÁRIOS

É sempre importante para saber qual o grau de satisfação dos colaboradores da empresa. Este indicador deve identificar os principais GAPs da gestão de pessoas, além disso, orienta as ações de clima organizacional.

 

13) TAXA DE RETENÇÃO DE FUNCIONÁRIOS

Capaz de mostrar o índice de satisfação dos funcionários, a taxa de retenção apresenta o tempo médio em que os colaboradores de uma empresa ficam nela. Essa taxa pode abordar tanto o tempo total de vida da marca como também de um período específico, visto que pode encontrar possíveis problemas.

 

14) LIQUIDEZ

Liquidez é a capacidade de transformar um ativo em dinheiro. Quanto mais rápida for essa conversão, mais líquido um ativo é. Então, é um dos indicadores de performance que avaliam a capacidade que a empresa tem de pagar seus fornecedores e funcionários.

 

15) ÍNDICE DE INADIMPLÊNCIA

Controlar as contas a receber é importante para que a empresa consiga balancear suas contas a pagar. Este indicador de performance avalia o que a empresa tem a receber e quanto desse montante está atrasado ou não sendo pago.


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